Em dias atuais, em que quase todos os brasileiros têm acesso à internet, as chances de um site institucional ser o primeiro contato da sua empresa com um futuro grande cliente, é bem grande. Ter um site institucional não é apenas ter mais um canal publicitário ou um cartão de visitas para seu negócio, ter um bom site institucional é como ter um funcionário que divulga sua empresa 24 horas o ano todo.
Um site institucional nada mais é que um site para dar informações sobre uma empresa, como, por exemplo, a localização, serviços, objetivos, produtos ou serviços concluídos, entre outros. Este não é um site dedicado à venda, mas muitas vezes expõe os produtos da empresa. Sites institucionais, em sua grande maioria, são sites simples e bem claros. Os sites institucionais já são otimizados para que os mecanismos de busca encontrem mais facilmente este site, isso traz grandes resultados. O layout do site também é muito importante.
Layout
O site institucional precisa ser muito bem pensado e estruturado, pois através dele sua empresa pode conseguir muitos clientes. Lembre-se: a primeira impressão é sempre a que fica!
O layout do site deve ser limpo, ou seja, sem muitas imagens inúteis ou animações que retirem o foco principal do site, sendo as informações sobre a empresa, produto e/ou serviços prestados. As cores do site, geralmente, seguem o mesmo padrão da empresa. Se o uniforme e a logo da empresa é azul e vermelho, não tem porque o site da ser amarelo e vermelho concorda?
No layout do site institucional, as imagens e os textos devem conter uma harmonia entre si, assim o usuário se sentirá melhor vendo um site harmonioso. Não custa lembrar que o enorme aumento de celulares, smartphones e tablets com acesso à internet nos últimos anos “força” os sites a terem uma versão que se adéque a estes dispositivos, ou até mesmo uma versão exclusiva para eles.
Páginas
Home
A página home, é a página inicial do site. Nela pode conter uma convincente e resumida apresentação, fotos e alguns produtos de sua empresa.
Sobre a empresa
Esta pode ser considerada a página mais importante do site. Nela deve conter as principais informações sobre a empresa, alguma coisa como: história, o que ela faz, premiações, trabalhos sociais e homenagens.
Produtos
Nesta página, pode-se destacar todos ou somente os mais importantes produtos da empresa. Na página, também deve conter prazo de atendimento, parcelamento e como contratar ou comprar.
Contato
Na página de contato, geralmente fica um formulário de contato, junto com o endereço físico e virtual (e-mail), telefone e outros meios de contato, como Skype, por exemplo. Também é bom colocar um pequeno mapa para que o usuário possa ver e traçar uma rota até sua empresa.
Trabalhe conosco
Esta pode ser uma página muito útil quando você necessitar de um novo funcionário. Ela não passa de uma página com um formulário de cadastro, onde o interessado poderá cadastrar seu currículo.
Importância
O site institucional é a melhor maneira de sua empresa entrar na internet. Através dele e com a ajuda das redes sociais, sua empresa pode se tornar cada vez mais conhecida. Este tipo de site é uma ótima maneira de expor seus produtos e serviços na internet, aumentando seus clientes e consequentemente, seus lucros.
Ter uma página na Internet se tornou indispensável para empresas de todos os tamanhos: grande, médio ou pequeno porte. Esta ferramenta possibilita comunicação junto ao seu cliente sobre os seus produtos e serviços, apresentando seus diferenciais. Mas não basta ter um site ‘bonitinho’ e esperar que chova clientes! Pelo contrário, ter um site na internet é apenas o primeiro passo para a empresa que está ‘engatinhando’ no mundo virtual, é o começo de muito trabalho para que essa ferramenta seja utilizada de forma inteligente, que possa corresponder positivamente ao tempo e dinheiro investidos.”
Não há padrões ou regras exatas para ter um site institucional, mas sua importância é maior a cada dia. Não ter uma página na internet é perder negócios!